Alimentação

Os alimentos fornecem a energia de que necessitamos para viver. Nosso organismo converte a maior parte dos alimentos que comemos em um tipo de açúcar denominado Glicose, do qual as células necessitam para transformar em energia.
Uma dieta equilibrada é aquela que contem todos os nutrientes:

Carboidratos (açúcares), Proteínas, Gorduras e Reguladores.

A dieta deve ser muito bem planejada, pois é um fator da maior importância para o bom equilíbrio / controle da glicemia.

Como compor uma Dieta equilibrada?
Incluindo em todas as refeições um alimento de cada grupo alimentar.

Carboidratos:
São alimentos energéticos. Os carboidratos devem representar aproximadamente 50% do total diário de calorias e constituem a base da alimentação. As principais fontes são os cereais como o arroz, milho, trigo, aveia, centeio, cevada e seus produtos (farinhas, pão, macarrão, massas, biscoitos, pipoca), e os tubérculos: batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cara, inhame.

Deve-se dar preferência aos alimentos ricos em fibras: pão, cereais e arroz integral, além de frutas secas, vegetais e leguminosas.

Não consumir os açúcares simples, refinado, cristal e mascavo, mel, doces, refrigerantes (não diet).

 

Proteínas:

São alimentos construtores. As proteínas ajudam a construir e reparar os tecidos do organismo. As proteínas devem representar de 15% a 20% do total das calorias diárias, são encontradas principalmente nos alimentos de origem animal: o leite e seus derivados, ovos, carnes, peixe e frango, além de vegetais: leguminosas, soja, feijão, lentilha etc.

Gorduras:
São alimentos energéticos. As gorduras devem ser responsáveis por até 30% do total das calorias diárias. Deve-se dar preferência às gorduras de origem vegetal: óleos de canola, girassol e milho. Frutas oleaginosas: amendoim, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas. Reduzir gorduras de origem animal: banha de porco, peles de aves, gema de ovos, leite e derivados.

Reguladores:
Fazem parte deste grupo de alimentos as fontes de vitaminas, sais minerais, fibras vegetais, verduras, legumes, frutas e água.

O Nutricionista irá recomendar o seu consumo diário de calorias, e o ajudará você a planejar a sua dieta levando em consideração:

• Seu peso e idade
• Sua atividade física
• Seu nível de açúcar no sangue (glicemia)
• Os alimentos de que você gosta

Veja exemplos em relação a composição de uma dieta equilibrada:

1. Com dois alimentos de cada grupo (almoço ou jantar)
• Arroz = energético
• Feijão = construtor
• Frango assado = construtor
• Salada de alface, tomate ou pepino = regulador.
• Óleo para o preparo = energético
• Maçã = regulador

2. Com um alimento de cada grupo (café da manha ou lanche)
• Leite desnatado = construtor
• Pão integral sem adição de açúcar = energético
• Mamão = regulador

Importante:

Fibras Vegetais são nutrientes importantes para o bom funcionamento do aparelho digestivo e prevenção de algumas doenças: prisão de ventre, hemorróidas,gastrite,colite e mesmo tumores do aparelho digestivo.

Colaboram para controlar os níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides) e de glicose, evitando glicemias muito altas.

As fibras macias são responsáveis pela menor absorção da glicose e das gorduras durante a digestão. Os alimentos que oferecem estas fibras são:

• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja);
• Cascas e bagaços de frutas;
• Legumes e verdura;
• Aveia e cevada

Atenção:
• O equilíbrio nas refeições diárias garante boa nutrição e melhor controle da glicemia
• Fracione os alimentos em várias pequenas refeições.
• Os diabéticos Insulino-dependentes devem ajustar o horário e as quantidades de alimentos a seu esquema de insulina.
• Os diabéticos não-insulino-dependentes devem fazer, no mínimo 5 refeições diárias a cada 3 horas.

 

Fonte: Anad