ADJ Diabetes Brasil realizou o II Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes

A ADJ Diabetes Brasil promoveu o II Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, dando continuidade à articulação da rede de lideranças em diabetes, capacitando os participantes e outros representantes de associações, que se uniram à proposta.

O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas, que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público e promover campanhas de advocacy dentro das associações que representam e estimular a divulgação das ações na mídia.

A iniciativa é composta por uma rede de 30 líderes em diabetes, que participou de duas fases: a primeira composta de um encontro presencial ocorrido entre os dias 4 e 6 de maio, no Instituto do Legislativo Paulista (ILP), prédio anexo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e na ADJ Diabetes Brasil, e a segunda fase será composta por encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas tanto locais como nacionais para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

No dia 5 de maio, o encontro presencial foi marcado por um Fórum, cujo tema foi A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que foi realizado no ILP. Nele, estiveram presentes: o Defensor Público Rafael Gandara D’ Amico; Stela Pedreira, Secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Ione Taiar Fucs, Advogada e Diretora da ADJ Diabetes Brasil; e Fábio Siqueira Dias, Assessor parlamentar.

Entre os temas que foram abordados no encontro, estão: Cenário da situação do diabetes no país, Como enfrentar a crise e os desafios da gestão pública do diabetes, Novos cenários e avanços do tratamento do diabetes, Boas práticas de advocacy, Elaboração de projetos de lei, Advocacy em redes sociais, entre outros.

No final do encontro, foi gerado um documento com quatro políticas públicas que devem ser discutidos por cada representante em sua região: 1- a falta de insumos e insulina; 2- o selo do Inmetro nos aparelhos glicosímetros, 3- a incorporação das insulinas análogas na rede e 4- a ampla discussão do pé diabético. A partir deste documento, serão traçadas as estratégias para alcançar as metas discutidas durante o encontro a fim de promover melhorias no tratamento da pessoa com diabetes. Além disso, ao longo do programa, cada participante reportará as iniciativas realizadas envolvendo os poderes públicos das esferas municipal, estadual e federal.

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional, como também boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.

 

Para esta iniciativa se realizar, contamos com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e da Federação Internacional de Diabetes da Região da América Latina (IDF SACA).

 

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

 

Confira algumas fotos:

encontro-dos-diabeticos encontro-dos-diabeticos2 encontro-dos-diabeticos3 encontro-dos-diabeticos4 encontro-dos-diabeticos6