A Podologia é uma ciência que estuda a anatomia, a fisiologia e a patologia dos pés. Essa análise permite verificar se as extremidades dos membros inferiores estão saudáveis, ou seja, livres de alterações que geram dores, mudanças na forma de pisar ou caminhar, bem como mudanças estéticas.
O pé diabético é uma condição séria que requer cuidados especiais para prevenir complicações. Aqui estão algumas recomendações para a podologia em pacientes com diabetes:
Mantenha os pés sempre limpos; Seque bem os pés, especialmente entre os dedos, todos os dias; Corte as unhas de forma reta e mantenha-as limpas; Use calçados fechados, macios e confortáveis; Escolha solados rígidos para proteger os pés; Prefira meias sem costuras para evitar atrito; Não corte as pontas das unhas; Não remova calos por conta própria.
Lembre-se de que o acompanhamento regular com um profissional de saúde especializado é essencial para a prevenção e tratamento adequado do pé diabético.
Para todo pé diabético, recomendam-se sessões mensais para o corte das unhas, remoções de calos e calosidades, higienização geral e hidratação dos pés, e, principalmente, para massagens reflexiológicas, que são estimulantes da circulação, que geralmente é comprometida nas pessoas com diabetes.
Texto escrito por: Cristiane de Souza Somenek – Podólgoga – (19) 98220-7686